Site Autarquico de Alvito

Mapa do Concelho

Iniciativas

Ervas da Baronia

PUBLICAÇÔES

Newsletter

Ervas da Baronia

A iniciativa visa promover a gastronomia e os vinhos da região, ao mesmo tempo que dinamiza a restauração e a economia local, servindo a todos os visitantes os sabores mais típicos desta vila alentejana. As ervas serão as grandes protagonistas.

A Semana Gastronómica “As Ervas da Baronia” realiza-se desde Fevereiro de 2007, nas duas freguesias: Alvito e Vila Nova da Baronia.  Em regra  participam todos os Restaurantes do concelho. 

- Em Fevereiro: Diversos pratos confeccionados com Catacuzes, Carrasquinhas e Espargos – Ervas bravias que nascem nos campos nesta altura do ano

- Em Junho: Diversos pratos confeccionados com Beldroegas - Ervas bravias que nascem nos campos nesta altura do ano

Já existe um evento associado, o Workshop “Ervas de Comer” em parceria com a Escola Profissional de Alvito (recolha e apanha das ervas e aprendizagem sobre a sua confecção).

Em suma, as Ervas da Baronia levam a natureza à mesa das pessoas e apresentam-lhes paladares pujantes e verdadeiros.  São produtos que nascem nos campos e por isso muito saudáveis e repletos de sabor.  Os saberes da tradição são colocados ao dispor dos visitantes que os acompanham com os néctares da região. Como recusar um cozido de grão com carrasquinhas ou uma açorda de beldroegas com queijo de cabra?
A par desta oferta, os turistas têm a possibilidade de ir ao campo colher as ervas e perceber então a sua confecção e a riqueza dos sabores da terra.

AGENDA

Multimédia